natal sustentável

Um natal com impacto: será possível?

Sim, tudo é possível e o natal tem efetivamente muito impacto social, económico e ambiental. É fundamental e pertinente insistir novamente no conceito de sustentabilidade e aproveitar esta época natalícia para falarmos sobre o que realmente importa.

O Natal é aquela altura do ano em que tudo brilha, todos estão agasalhados, atarefados nos preparativos e empenhados no planeamento das próximas festividades. É também aquela altura do ano em que, de certa forma, a solidariedade e os telefonemas aumentam, bem como os reencontros com os que mais gostamos, com os que fazem parte da nossa família ou simplesmente só vemos uma vez por ano naqueles dias, naquela altura em particular. Seja com quem for, o Natal é, desde sempre, a altura em que os afetos, a partilha e os rituais ligam os indivíduos para uma celebração individual, sendo por isso uma altura ideal para distribuir awareness.

Com o passar dos anos, mas acima de tudo com as necessidades e novos desafios colocados pelo planeta, importa refletir sobre aquilo que, hoje em dia, são consideradas as “escolhas mais acertadas”, mas acima de tudo mais saudáveis para todos - para as pessoas, para a economia e para o planeta.
Começando pelas “pessoas”, aproveite para espalhar amor, magia e sensibilização. Sensibilize todos os que o rodeiam acerca da importância que têm na sua vida e no planeta. Cada gesto nosso importa e, a longo prazo, representa mais do que uma gota no oceano. Quanto à economia, esta também é a altura perfeita para optar por comprar local e apoiar o comércio justo, da sua zona de residência, onde se consegue deslocar a pé ou de bicicleta.

No que respeita ao planeta, esse deve ser um presente para dar e receber ao longo do ano. Nesta quadra festiva, o melhor que podemos fazer é minimizar a nossa pegada e optar por comprar e partilhar consciência, tanto em forma de pequenas ações, como de pequenas lembranças, cobertas de significado e mensagens de esperança para o nosso presente e para o nosso futuro.

Feliz natal, sustentável!

Joana Silva

23 de Dezembro 2021

Relacionados

Ver mais