Dicas para a elaboração de candidaturas

Projetos de inovação social: dicas para apresentar uma candidatura vencedora

Um dos grandes desafios das organizações sociais é definir qual ou quais os seus melhores projetos a candidatar, já que estas têm mais do que uma iniciativa merecedora de financiamento por um lado e, por outro, são inúmeros os financiadores e investidores disponíveis para apoiar algumas das melhores iniciativas de inovação social.

Definir a missão e objetivos do projeto
A maioria das entidades apresenta uma missão específica (ex.: promover a educação), mas a verdade é que essa mesma missão (objetivo) tem a capacidade e a virtude de se desmembrar em várias outras “pequenas” missões a cumprir, com ações e projetos concretos que ocorrem e se transformam no tempo e no espaço, dando origem a outros e novos objetivos (ex.: promover a educação inclusiva; desenvolver competências socioemocionais nas crianças e nos jovens, entre outros). Na verdade, o que se pretende e acontece é que as organizações tendem a acompanhar e responder às necessidades sociais emergentes e características de determinadas populações e comunidades com e para quem trabalham, desenhando a sua ação em função disso mesmo - necessidades vs. objetivos de intervenção.

Esta oportunidade é adequada à minha organização?
Ora, esta é uma das grandes questões que se coloca em primeiro lugar para qualquer candidatura: “A oportunidade de financiamento que se encontra aberta pretende responder a que problema social? Será esta (oportunidade) efetivamente direcionada para nós (organização)?”. A entidade que pretende candidatar-se a qualquer apoio deve começar por refletir sobre algumas questões fundamentais que darão corpo ao projeto e à candidatura em si mesma, começando antes de mais por responder às seguintes perguntas:

Será que esta oportunidade de financiamento se adequa à missão da nossa organização social?

O nosso objetivo (ex.: promover a educação) e os seus respetivos objetivos específicos (ex.: promover a educação inclusiva; desenvolver competências socioemocionais nas crianças e jovens) serão elegíveis para a oportunidade em questão?

As atividades propostas no nosso projeto/organização são soluções criativas e eficazes para a resolução do problema identificado (ex: insucesso escolar)?

Se a resposta for sim, eis um bom começo para desenhar aquilo que será o vosso projeto de inovação social vencedor. A partir daqui poderá não só perceber se a sua iniciativa se adequa à oportunidade em questão (se são elegíveis para o apoio), como adaptar ideias já construídas em função das particularidades de cada call, pensar no orçamento e planear todos os outros campos exigidos em qualquer proposta, como os de avaliação de impacto social e os resultados esperados para cada intervenção/atividade proposta em candidatura.

A quem se dirige o meu projeto: definir o público-alvo
Importa ainda não esquecer que para qualquer um dos pontos mencionados acima, é fundamental conhecer, identificar e descrever de forma muito clara a população-alvo de qualquer iniciativa, mesmo que o primeiro pensamento seja “todos” ou “sociedade civil em geral”. Há projetos tão inovadores que têm a capacidade de impactar mais do que um grupo específico de indivíduos, mas quanto mais objetivos e focados formos, mais eficaz será a nossa intervenção, sendo por isso fundamental definir muito bem o que se pretende, quando, como e com/para quem (beneficiários diretos da iniciativa).

Saber pedir ajuda: recorrer a outros profissionais
Se precisar de ajuda para organizar as ideias e os objetivos da sua iniciativa de inovação social para fins de determinada candidatura, também é altamente recomendado que recorra a outros profissionais da área para apreciarem a vossa proposta. Às vezes parece-nos tudo tão claro e evidente, que nem sempre temos a capacidade de nos colocar na posição dos que nos leem e avaliam. A ajuda de alguém externo poderá ser uma ajuda preciosa para o sucesso de qualquer projeto.

Joana Silva

11 de Abril de 2022

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