
Responsabilidade Social Corporativa e Impacto Social
Num mundo cada vez mais desigual e desafiante, sermos agentes de mudança e indivíduos socialmente responsáveis não basta. É preciso contarmos também com o mundo das empresas, dos trabalhadores e das ações que têm por base qualquer tipo de mudança, seja ela social, laboral e/ou até da comunidade onde se vive e opera.
Uma das várias consequências da pandemia COVID-19 diz respeito ao afastamento das pessoas e, por sua vez, das equipas de trabalho que precisam e costumam estar em constante contacto. O resultado disto é também o aumento da importância das famosas ações de teambuilding nas empresas, enquanto atividades que muito contribuem para o desenvolvimento pessoal, social e laboral dos colaboradores.
Neste sentido, uma das coisas que se verificou em 2021 e, eventualmente, se verificará em 2022, foi o aumento de ações desenvolvidas no âmbito da responsabilidade social corporativa, não só porque os indivíduos precisam de se reconectar uns com os outros, como também recuperar e alavancar os níveis associados ao seu sentimento de pertença, valorização em contexto de trabalho e compromisso face à cultura empresarial e comunitária. No entanto, o impacto destas ações tende a focar-se nos reais benefícios para os trabalhadores e menos para a comunidade ou ecossistema onde acontecem, deixando para trás os benefícios e oportunidades que determinadas atividades promovidas por certas empresas têm em determinados grupos de pessoas ou instituições.
Será mesmo que uma ação de um dia só não tem impacto na vida das pessoas?
A avaliação de impacto social é especialmente importante e pertinente quando pretendemos perceber as mudanças sociais de determinadas atividades que ocorrem em determinado tempo, normalmente a médio-longo prazo. Porém, há determinadas ações que podem transformar por completo algumas realidades e, antes de se planear uma ação ou atividade deste caráter, uma das primeiras preocupações deve ser a análise do problema que se pretende resolver ou, no mínimo, apaziguar. É neste sentido que ações como estas, desenvolvidas no âmbito da responsabilidade social corporativa, devem ser devidamente pensadas, planeadas e, obviamente, avaliadas.
O que acrescentaria mais valor para si, enquanto trabalhador e/ou diretor de uma empresa: fazer uma ação de responsabilidade social e saber que a mesma teve consequências positivas para determinado grupo de pessoas ou fazê-la apenas, sem por isso conhecer o seu real impacto?
Se estiver na sua agenda realizar e organizar uma ação de responsabilidade social corporativa, onde se pretende que os colaboradores sejam, para além de voluntários, valorizados e agentes ativos de mudança, conte connosco. Para além de especialistas em impacto social, conhecemos e trabalhamos com uma vasta rede de organizações sociais que apresentam vários desafios que podem ser resolvidos com simples e pequenas ações.